O Instituto Ruy Palhano exerce suas atividades na área da saúde mental e psiquiatria. Entre outros serviços, dispõe de um hospital fundado há 22 anos (1994) pelo psiquiatra Ruy Palhano, com o objetivo de prestar assistência médica especializada.
Todo trabalho médico, psicossocial e ocupacional é realizado por uma equipe multiprofissional qualificada, que atua em um ambiente agradável, confortável e humanizado.
A equipe é formada por médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e educador físico, todos devidamente experientes e preparados para desenvolver o tratamento.

Missão
Prestar serviço hospitalar e ambulatorial especializado e diferenciado ao portador de transtorno psiquiátrico, além de desenvolver atividades de ensino e pesquisa.

Visão
Ser a referência em assistência ao portador de transtorno psiquiátrico do Maranhão e um dos melhores do norte e nordeste em cinco anos (2016).

Valores
Ética
Atualização permanente do profissional técnico
Satisfação do cliente
Preservação da história da instituição
Valorização e desenvolvimento do seu patrimônio humano
Construção de resultados técnicos e econômicos
Humanização

Estrutura
O Instituto Ruy Palhano dispõe de uma área de 10 mil metros quadrados, arborizada, com instalações amplas, cozinha industrial, refeitório, farmácia hospitalar, áreas de lazer, campo gramado para atividades físicas e esportivas, postos de enfermagem, consultórios, biblioteca, auditório com capacidade para 80 pessoas, ambulância própria, apartamentos com banheiro privativo, TV, frigobar, ventilador, além de diversos equipamentos hospitalares.


Ruy Palhano

Fundador do Instituto Ruy Palhano, concluiu mestrado em Ciências da Saúde, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É graduado em Medicina (UFMA),  especializou-se em Psiquiatria pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Saúde Mental pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui Título de Especialista em Psiquiatria, pela Associação Brasileira de Psiquiatria- ABP.

Desde 1980, desenvolve estudos e trabalhos na área de Dependência Química. Foi fundador do Conselho Estadual sobre Drogas em 1986, criou e coordenou o Programa sobre Drogas do Estado do Maranhão, denominado de Sistema Interinstitucional de Ações Antidrogas – SIAAD, no período de 2005-2007. Participou, como Conselheiro Titular, do Conselho Nacional Antidrogas – CONAD, representando os 27 estados brasileiros. No período de 2005-2006, fundou mais de 40 Conselhos Municipais sobre drogas no Estado do Maranhão. Foi também visitante internacional a convite de dois países, EUA e Cuba, em 2002 e 2003, com o objetivo de discutir e trocar informações acerca de Políticas Públicas sobre drogas em ambos os países.

Proferiu mais de 1000 palestras, além de ter participado de dezenas de trabalhos na formulação de Políticas Públicas na área de drogas. É autor de quatro livros:

– Alcoolismo, tabagismo e abuso de drogas: implicações clínicas e psicossociais.

– Simpósio: atualidades em alcoolismo;

– Drogas: saiba mais a seu respeito;

– Consumo de Drogas e outros Comportamentos Relacionados: 250 Peguntas e Respostas sobre Drogas.

Atualmente preside o Conselho de Administração do Instituto Ruy Palhano, é membro Titular do Conselho Regional de Medicina-CRM/MA, membro da Academia Maranhense de Medicina -AMM e membro efetivo da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, além professor de Psiquiatria do Curso de Medicina da UFMA e professor do internato de Psiquiatria do Curso de Medicina da UNIVERSIDADE CEUM